terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Para fechar com chave de outro

Fato: Estamos imersos em um mundo virtual e digital. Quantos vezes ouvimos dizer, "não entendo nada de tecnologia", "eu só uso" !

Então chegar ao final do semestre letivo e poder ver "esses ignorantes" se despindo de suas desinformações é muito gratificante. Ver como o resultado de uma pesquisa, para uma atividade avaliativa,  cumpre seu real papel, que é o enriquecimento dos seus pesquisadores é muito bom. E foi isso que presenciei na ultima quarta-feira (12/12), o brilho nos olhares, os semblantes de contentamento ao exporem o resultado de uma pesquisa sobre a história da rede mundial de computadores (Internet), o contexto em que esta inserido, o entendimento "das coisas", o saber do que esta falando e a partir daquele momento, saber o que esta escutando.

Muito bom, e não precisou ser da área de tecnologia para obter isso!

Valeu pelo aprendizado e convívio!

domingo, 9 de dezembro de 2018

FERRAMENTA vs AMBIENTE VIRTUAL

Ferramenta e Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), sabemos a diferença entre os dois? Alicate, chave de fenda,  Power Point e Word são ferramentas MOODLE e GOOGLE SALA são AVAs. Queria falar (ou questionar) o uso deste ultimo.

Para que serve, com utilizar e como tirar melhor proveito desses ambientes? Tanto para o professor, como para o estudante! Mas, mais uma vez somos lançados em "um novo mundo" sem uma devida preparação para o que iremos encontrar!

Professores colocando comunicados e atividades às 23h45min de uma sexta-feira, alterando prazos sem manter a informação inicialmente original. Isso é transformar o AVA não em uma ferramenta e sim uma arma prejudicial ao estudante. Estudantes desinteressados, alguns sem acesso a Internet em suas residencias, ou sem acesso a computadores, ambientes não muito amigáveis em dispositivos móveis (Tablet e Smartphone). Os exemplos citados são somente algumas das situações de já presenciei e então voltamos ao ponto de partida: A educação!   

sábado, 8 de dezembro de 2018

MACACO NÃO OLHA O RABO

"Macaco não olha o rabo". Quantas vezes já ouvimos essa expressão dos mais antigos? Pois é! Essa frase veio à minha cabeça, não porque alguém falou algo, mas porque ninguém falou nada!

O governo do estado da Bahia anuncia que fechará mais de 30 (trinta) unidades da rede publica de educação e não vi (ou ouvi) um militante, um defensor de uma "sociedade mais igualitária" se pronunciar, "gritar para os quatro cantos" que isso é uma atitude de um "governo golpista e ilegitimo", como também não vi (ou ouvi) se quer defender tal atitude apresentando os motivos pelos quais levou o governo a tomar tal decisão! SILÊNCIO TOTAL ! As comunidades indo às ruas, parando o transito, pedindo "EDUCAÇÃO" e respostas. E onde estão esses ativistas, os alunos da UFBA que "levantam bandeiras" a favor dos menos favorecidos, minorias, excluídos e "aquelas coisas todas" que gritam ?... Democracia seletiva, desinteresse (ou interesse), desinformação? Ou será porque o governo que esta fazendo isso é do seu partido e não convêm fazer alarde?!

Os grupos de whatsapp que aqueles "babacas" que enchem de mensagens "encaminhada" estão todos mudos, nem "umazinha" sequer, nem um meme, nada! "Kd" essa tal democracia?!

SILÊNCIO!

VERGONHA!

BAHIA!

BRASIL!   

É uma pena chegarmos ao final, com a turma reduzida!

Compreendo as dificuldades que encontramos no decorrer do semestre, mas é uma pena chegarmos à reta final, com tanto para discutirmos, com tão poucos integrantes na turma, tantas tecnologias convergindo e tão poucos com quem discutir e propagar essas informações.

Não podemos nos permitir que o desanimo tome conta !

domingo, 25 de novembro de 2018

O que são esses termos?!

Soft livre, Open source, soft proprietário, sistema operacional, aplicativos e muitos outros termos que usamos e ouvimos no  nosso dia a dia, sabemos seus significados? Se eu não sou da área de tecnologia preciso saber seus significados? E se eu for da área de educação? E se eu for "um cara simples" preciso saber? Minha resposta é sim! Senão serei um "papagaio", repetindo palavras, e um cidadão ignorante que faz a utilização da tecnologia no meu dia a dia e nem sei o que estou usando.

Eu, você, nós precisamos olhar o que está ao nosso redor, despertar o espirito curioso que deixamos adormecer, parar de sermos simplesmente receptáculo e sermos pesquisadores, saber o que é, como é, por que é. A pesquisa não é uma tarefa escolar e sim uma tarefa de vida, que nos enriquece a cada instante da vida, em qualquer campo, não só na tecnologia.

Então, você utiliza esses termos, sabe seus significados?  Por que não fazer uma pesquisa sobre eles e sobre tudo o que te rodeia: politica, economia, religião, sexo, lazer, prazer, amor, vida, um livro, um filme, uma pessoa, um local, a sua história?

Vai! Me diz que vai pesquisar!

sexta-feira, 16 de novembro de 2018

CTR C CTR V

Em seu livro CIBERCULTURA, Lévy, em 1995, relata ter ficado impressionado com a apresentação de um resumo por um de seus alunos dizendo ser "uma apresentação virtual", pois esta ali a impressão de páginas da Web, e ao ir ao computador pode ter acessos a outras paginas, a partir dos hiperlink, que no impresso estava somente como sublinhado, uma poderosa ferramento no auxilio às nossas pesquisas.

Mas hoje, 20 anos depois, essa ferramenta tornou-se um "problema"? No ambiente escolar as pesquisas tornaram-se "copias sem conteúdo", pois o estudante dá um crtl-c, ctrl-v e monta toda sua pesquisa sem se quer saber o que contem, montando muitas fezes um texto "mostro de Frankenstein", sem conexão entre os parágrafos, e muitos desses repetidos em posições diferente do texto.

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Hasta la vista, baby!

"Hasta la vista, baby!", quantas vezes minha geração (mundialmente falando) não repetiu este jargão1 , tirado do filme "O exterminador do Futuro" (1991)? A frase se repetia e repetia a cada vez que alguém se despedia, até mesmo por quem não assistiu ao filme,nem sabia o seu significado. E quem é baiano e nunca falou, ou ouviu, "Partiu Banda Mel!"?

Pois é, eles são memes! Mames? Sim, meme, "termo é uma referência ao conceito de memes, que se refere a uma teoria ampla de informações culturais criada por Richard Dawkins em seu best-seller de 1976, o livro The Selfish Gene ou "O Gene Egoísta" ". Isso mesmo, os memes que brotam a todo momento "na Internet" , em vídeo, imagem ou GIF tem suas origens em 1976, apenas adequamos ao nosso tempo e tecnologia e assim como minha geração muitos hoje propagam esses memes sem saber/entender suas mensagens e contextos. 


__________________________________________________
1 linguagem viciada, disparatada, que revela conhecimento imperfeito de uma língua

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Uma imagem fala mais que mil palavras - A Evolução da humanidade através da imagem!




Arte Rupestre, Renascentista, Impressionista, Fotografia  e  Imagem Digital!

Congresso UFBA uma experiencia a flor da pele

Congresso UFBA - palestras, rodas de capoeira, apresentação musical, contato com cobras, "explosões" por combinações químicas, minitrio circulando pelo campus, "caminhada de militancia política", stands de apresentação de cursos e muitas pessoas circulando - vários "universos" dentro da universidade.

Tive a oportunidade de poder participar do congresso com "monitor", no stand do curso de Licenciatura em Computação, curso que faço, apresentando para os visitantes o qué é e o que faz o Licenciando em Computação, expreciência boa  de voltar a ter contato com os estudantes de ensino médio, suas dúvidas, anceios e expectativas quanto que curso fazer na mais famosa instituição de ensino de nível superior do nosso estado.

Como diz a propaganda de um abandeira de cartão de credito: "Ver o brilho nos olhos do jovem, vislumbrando seu futuro, não tem preço".

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

"O seu olhar melhora o meu"

Hoje, 03/10/2018, assisti à defesa de dissertação: "O seu olhar melhora o meu: a percepção dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC)1 por seus estudantes", de autoria de Iuri Rubim, fora o ambiente de apresentação de uma defesa, bancada, familiares e convidados, o assunto abordado ,me chamou bastante atenção.  Os relatos, por parte de estudantes (aluno não, pois remete a ideia de "sem luz", sem conhecimento, vazio) de um outro universo dentro de um universo, que é a escola pública, jovens que se dizem, ouvidos, notados, confortados e respeitados, no turno oposto ao de aula, pois nesse neste ultimo sentem-se oprimidos e até diminuídos, pela forma que o sistema, e também alguns professores os avaliam. Como podemos mudar essa realidade de nossas crianças e adolescentes e do nosso sistema de ensino para trazermos de volta a beleza e o encanto de ensinar & aprender?



CJCC de Salvador (Colégio Central)
                                                                   Estudantes CJCC de Barreiras

Saiba mais sobre os CJCC´s


http://educacaointegral.org.br/experiencias/centro-juvenil-de-ciencia-cultura-promove-interdisciplinaridade-de-saberes/


http://www.jornalgrandebahia.com.br/2018/04/secretaria-da-educacao-da-bahia-cria-centros-juvenis-de-ciencia-e-cultura-em-feira-de-santana-jequie-e-irece/

_________________________________________________________________________
 1 CJCC - Centros Juvenis de Ciência e Cultura, projeto do Governo do Estado da Bahia - Secretaria de Educação Descritivo do projeto - CJCC


terça-feira, 2 de outubro de 2018

Ciberespaço é a nossa Internet hoje?

Nos idos ( gosto dessa colocação, será que alguém vai pesquisar seu significado?) de 90, o que é hoje nossa Internet era chamada de CIBERESPAÇO, para designar um ambiente virtual, onde um grupo seleto "se reunia" para discutir assuntos diversos, com um único foco, varias comunidades, cada uma som seus temas/interesses, regras e moderadores, tudo era "FÓRUM". Hoje, os fóruns ainda existem, mas esses sim continuam para um grupo seleto que se propõem a discutir certo tema, tudo virou uma "só coisa", ou duas: "a terra sem lei" - a Internet - e as redes sociais. Já comentei aqui, o individuo foi introduzido nesse "mundo" sem um conhecimento/preparação do novo ao qual ele estava sendo inserido, e então é um sequência de erros, ou desacertos. É convidado para participar de um grupo em um aplicativo de mensagens instantâneas, onde o tema é bem especifico, exemplo: exclusivo para tirar duvidas sobre uma determinada disciplina da faculdades, as regas postas (isso é, ou não é um FÓRUM) e então o cidadão começa a mandar mensagens de auto-ajuda, "correntes" dos mais variados tipos, campanha política, comércio informal, então outro alguém registra o seu descontentamento com o acontecido e este cidadão, com apoio de alguns, questiona sobre a democracia e até o direito de expressão! Isto é democracia? Isto é educação? Pois bem, estou aqui mais vez para dizer  que precisamos nos conscientizar e, também, conscientizar nosso próximo, de que não importa as "cercas que separam nossos quintais" que vivemos num mundo, real ou virtual, que existem regras de convício e comportamento.

sábado, 22 de setembro de 2018

Concessão de serviços públicos (TV e Rádio)

"Nenhuma emissora de TV brasileira é dona do canal em que sua programação é transmitida: todos os canais de sinal aberto pertencem ao Estado e são concedidos (daí a palavra “concessão”) temporariamente às emissoras, através de processos de licitação."1

Nos últimos dias, em entrevista ao JN (telejornal Jornal Nacional - Rede Globo), os candidatos a presidência da republica, Bolsonaro e Haddar, separadamente, responderam aos seus entrevistadores que a REDE GLOBO é uma "uma concessão"! Isso mesmo o serviço de radiodifusão é um serviço publico que o governo permite que particulares executem. E para minha surpresa, em discussão em sala de aula, muitos dos nossos colegas não tinham conhecimento desta informação, ou seja "uma desinformação coletiva", que pode ter sido gerado por falta de interesse pelo tema ou porque os mesmos estão nessa "bolha" criada pelos próprios meios de comunicação massiva, pelas redes sociais e essa facilidade gerada pelos algorítimos de pesquisa de perfil que com base em seus históricos de navegação na web lhes oferecem uma pacote restrito de informações baseado nos interesses dos que pagam pela propaganda ou impulsionamento de conteúdos (?).

Vamos despertar e estarmos atentos a tudo que acontece ao nosso redor. Não nos prendamos a uma unica fonte de informação, a uma única linha de raciocínio, vamos usar essa tecnologia e diversidade à nosso favor.


Fique por dentro:




_______________________________________________________________________________
1 Parte do texto  Como se consegue a concessão para operar um canal de TV no Brasil?  SUPER INTERESSANTE

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Política, Educação & Tecnologia. O que está acontecendo?!

Uma amiga postou em uma de suas redes sociais "Eu estou entre os 44% de brasileiros que não vota em Bolsonaro em hipótese alguma", outro postou " Essa campanha do PT tá meio estranha. Lula era candidato, mas só tinha postagens do Haddad. Agora que Haddad é o candidato oficial, só vejo postagens sobre Manuela" e outro postou "SENHORES CANDIDATOS, se gente feia gritando e balançando Bandeira me fizessem mudar de opinião eu já teria virado torcedor do Bahia!" (mexeu comigo! BBMP! rssss) e eu postei "Não sei em qual percentual (ou porcentagem, %) estou, mas nenhum candidato me representa!", as reações a cada post foram os mais adversos. INTERNET "terra sem dono"?! Não, um espaço democrático, só precisamos saber como utiliza-la, várias redes, aplicativos, "vários "tudos"". Em uma passagem do livro O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, a raposa diz a famosa frase  "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" e eu acredito e pratico isso. Transito pelo mundo da tecnologia, da educação e da política, simplesmente política, não política partidária, sem paixões! Tenho minhas convicções, ponto de vista, tenho o meu jeito, mas não vou impor-lhe isso, só espero que me respeite como te respeito ( isso é o mínimo de origem religiosa: " trate o outro como você gostaria de ser tratado". Não sei em quem vou votar, minha maior aliada, a tecnologia, me traz um mar de informações que só faz aumentar essa duvida: Recebo um vídeo de "especialista político" dizendo que PSDB & PT irão se unir caso Bolsonaro vá para o 2º Turno das eleições. PSDB & PT unidos?!, entrei numa sala de cinema com o filme já começado?! Vou para uma palestra sobre o uso de software livre, no meio da mesma o palestrante diz-se militante do PT, chama o "governo de golpista" e que o mesmo tirou toda a plataforma de software livre para implantar a plataforma proprietária, de uma gigante da tecnologia, mas o governo do estado da Bahia, "é do PT", e em propaganda eleitoral e gratuita na TV seu candidato a re-eleição utiliza como um dos argumentos para a melhora da educação em nosso estado o contratação do Google suite for education  (acho que alguns já ouviu falar o que é isso) que é uma plataforma proprietária. Então esse governo também é "golpista"?! O secretário de educação ainda é Walter Pinheiro, alguém que sempre apoiou o movimento software livre? Alguém pode me ajudar a entender esse contexto?!

Pois bem, a tecnologia, a Internet e "tudo" estão aí, não a sua porta, mas sim em suas casas. Eles não são as verdades absolutas, são retalhos que precisamos escolher e junta-los para fazermos a nossa enorme "colcha de retalhos" que é a nossa vida!

Vendo meu voto! Valor: Saúde, Educação e Segurança para TODOS!

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Fato ou Fake?!

Resultado de imagem para fake news



"NÃO SABE SE É VERDADE, MAS COMPARTILHA, PROPAGA" a informação, o fake já foi boato, fofoca, "disse-me-disse", ou seja, não é algo tão novo, porém com o alcance das mídias ganhou dimensões ... . A tecnologia chegou para todos, muitos foram "jogados" nesse "novo mundo", por necessidade de fazer parte nessa "inclusão digital", porém assim como vários acontecimentos em nossa história ( a exemplo da abolição da escravatura (?), em 13 de maio de 1888), o indivíduo é lançado sem nenhuma preparação e conhecimento de como é esse novo mundo, o que facilita esta propagação.

E em palestra no dia 05, ultimo, Caio Almeida, Mestre e Bacharel em Ciência da Computação pela UFBA, ministrou palestra no auditório do Instituto de Matemática e Estatística (IME-UFBA), com o tema: Check: Verificação de fatos colaborativa no combate às fake news . Onde ele comentou os tipos de fake e praticas de como reconhecer e combater.

Saiba mais, acesse:



Veja algumas dicas que pode ajudar para verificar a veracidade de uma notícia:

Resultado de imagem para fake news

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Gameficação na educação! O que é isso ?!


Gameficação (ou gamificação) na educação, o que é isso? Mais um modismo, um "invencionismo", uma tendencia ou mais uma forma de segregação na educação?

Imagem relacionada


https://simulare.com.br/blog/gamificacao-na-educacao/

https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/4554

Portal de Cursos Abertos – PoCA - UFSCar

Usar a estutura de  jogos como prática de ensino. Li alguns artigos, comerciais e educativos, e resolvi enveredar por esse assunto, me inscrevi  num curso online, com duração de 15h,  da Universidade Federal de São Carlos  (UFSCar), curso gratuito e aberto, e tirei minha conclusão: Insteressante, mas de difícil aplicação na rede pública, que seja por falta de estutura física, que seja por falta de incentivo a qualificação  dos profissionais envolvidos, ou seja, aplicavel na rede privada. Infelizmente, hoje, com a estrutura que temos, é mais uma forma  de segregação na educação.

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

EDC287 - Educação e Tecnologias Contemporâneas, um choque ou desafio?

32 ANOS na área de tecnologia, formação e mentalidade técnica, convivendo entre o REAL e o VIRTUAL, digo VIRTUAL porque o REAL já é DIGITAL, sendo técnico e "não usuário" , mesmo participando de redes sociais e utilizando toda a tecnologia que nos rodeia.

Então volto a sala de aula, trilhar um novo caminho, aliar tecnologia e educação, transmitir de forma sistemática, com qualidade e de forma eficaz todo o conhecimento adquirido e os que ainda irei adquirir, então eis que chaga uma professora (Profa. Maria Helena Bonilla) e diz: iremos criar um BLOG e "alimenta-lo"! Eis que bateu o desespero: whatsapp, facebook, instagram, trabalho, curso, a VIDA! e agora um blog! Mas eis que estou aqui e pelo menos uma vez por semana "o alimentarei"!

À todos bem vindo a esta minha nova odisseia, ou seria "As cronicas de Coelho - A Licenciatura em Computação"!

Primeiro passo em meu próprio blog!

" Para se chegar a um destino começa-se com o primeiro passo " - ouvi ou li isso  de alguém !

Sou Carlos Coelho, escorpiano, soteropolitano, Professor (em formação) de Computação, na Universidade Federal da Bahia - UFBA, amante da vida, de praticas esportivas e uma boa gastronomia. 

Neste espaço pretendo compartilhar com vocês as minhas experiências na área de tecnologia (que "corre em ninhas veias") e as praticas da licenciatura (novo caminho que começo a trilhar). e então estou dando o meu "primeiro passo"!