quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Hasta la vista, baby!

"Hasta la vista, baby!", quantas vezes minha geração (mundialmente falando) não repetiu este jargão1 , tirado do filme "O exterminador do Futuro" (1991)? A frase se repetia e repetia a cada vez que alguém se despedia, até mesmo por quem não assistiu ao filme,nem sabia o seu significado. E quem é baiano e nunca falou, ou ouviu, "Partiu Banda Mel!"?

Pois é, eles são memes! Mames? Sim, meme, "termo é uma referência ao conceito de memes, que se refere a uma teoria ampla de informações culturais criada por Richard Dawkins em seu best-seller de 1976, o livro The Selfish Gene ou "O Gene Egoísta" ". Isso mesmo, os memes que brotam a todo momento "na Internet" , em vídeo, imagem ou GIF tem suas origens em 1976, apenas adequamos ao nosso tempo e tecnologia e assim como minha geração muitos hoje propagam esses memes sem saber/entender suas mensagens e contextos. 


__________________________________________________
1 linguagem viciada, disparatada, que revela conhecimento imperfeito de uma língua

Um comentário:

  1. E mais, por desconhecimento, as pessoas acham que essas modalidades comunicacionais são novas, quando o que é novo é o meio de disseminação. Evidentemente, nesse novo meio, novas características acabam sendo agregadas e para compreendermos e usarmos suas potencialidades, necessitamos compreender sua origem, seu perfil, quando ancorada em cada tecnologia, e o que é possível fazer com cada uma delas.

    ResponderExcluir