Em seu livro CIBERCULTURA, Lévy, em 1995, relata ter ficado impressionado com a apresentação de um resumo por um de seus alunos dizendo ser "uma apresentação virtual", pois esta ali a impressão de páginas da Web, e ao ir ao computador pode ter acessos a outras paginas, a partir dos hiperlink, que no impresso estava somente como sublinhado, uma poderosa ferramento no auxilio às nossas pesquisas.
Mas hoje, 20 anos depois, essa ferramenta tornou-se um "problema"? No ambiente escolar as pesquisas tornaram-se "copias sem conteúdo", pois o estudante dá um crtl-c, ctrl-v e monta toda sua pesquisa sem se quer saber o que contem, montando muitas fezes um texto "mostro de Frankenstein", sem conexão entre os parágrafos, e muitos desses repetidos em posições diferente do texto.
Mas nesse caso, o problema não está na tecnologia e sim na metodologia de trabalho, na forma como a prática é proposta e encaminhada. Precisamos é repensar nossa prática pedagógica, para poder incorporar plenamente as características e potencialidades desses novos meios.
ResponderExcluir