Soft livre, Open source, soft proprietário, sistema operacional, aplicativos e muitos outros termos que usamos e ouvimos no nosso dia a dia, sabemos seus significados? Se eu não sou da área de tecnologia preciso saber seus significados? E se eu for da área de educação? E se eu for "um cara simples" preciso saber? Minha resposta é sim! Senão serei um "papagaio", repetindo palavras, e um cidadão ignorante que faz a utilização da tecnologia no meu dia a dia e nem sei o que estou usando.
Eu, você, nós precisamos olhar o que está ao nosso redor, despertar o espirito curioso que deixamos adormecer, parar de sermos simplesmente receptáculo e sermos pesquisadores, saber o que é, como é, por que é. A pesquisa não é uma tarefa escolar e sim uma tarefa de vida, que nos enriquece a cada instante da vida, em qualquer campo, não só na tecnologia.
Então, você utiliza esses termos, sabe seus significados? Por que não fazer uma pesquisa sobre eles e sobre tudo o que te rodeia: politica, economia, religião, sexo, lazer, prazer, amor, vida, um livro, um filme, uma pessoa, um local, a sua história?
Vai! Me diz que vai pesquisar!
Realmente, um grande desafio é despertar o pensamento curioso, a inconformidade com o que nos aparece, com o simples, com o "óbvio", pois ele não sobrevive a uma simples pergunta: por que? Precisamos ir atrás dos porquês, dos significados, para podermos compreender o mundo em que vivemos e podermos atuar nele de forma mais coerente.
ResponderExcluir