sábado, 22 de setembro de 2018

Concessão de serviços públicos (TV e Rádio)

"Nenhuma emissora de TV brasileira é dona do canal em que sua programação é transmitida: todos os canais de sinal aberto pertencem ao Estado e são concedidos (daí a palavra “concessão”) temporariamente às emissoras, através de processos de licitação."1

Nos últimos dias, em entrevista ao JN (telejornal Jornal Nacional - Rede Globo), os candidatos a presidência da republica, Bolsonaro e Haddar, separadamente, responderam aos seus entrevistadores que a REDE GLOBO é uma "uma concessão"! Isso mesmo o serviço de radiodifusão é um serviço publico que o governo permite que particulares executem. E para minha surpresa, em discussão em sala de aula, muitos dos nossos colegas não tinham conhecimento desta informação, ou seja "uma desinformação coletiva", que pode ter sido gerado por falta de interesse pelo tema ou porque os mesmos estão nessa "bolha" criada pelos próprios meios de comunicação massiva, pelas redes sociais e essa facilidade gerada pelos algorítimos de pesquisa de perfil que com base em seus históricos de navegação na web lhes oferecem uma pacote restrito de informações baseado nos interesses dos que pagam pela propaganda ou impulsionamento de conteúdos (?).

Vamos despertar e estarmos atentos a tudo que acontece ao nosso redor. Não nos prendamos a uma unica fonte de informação, a uma única linha de raciocínio, vamos usar essa tecnologia e diversidade à nosso favor.


Fique por dentro:




_______________________________________________________________________________
1 Parte do texto  Como se consegue a concessão para operar um canal de TV no Brasil?  SUPER INTERESSANTE

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Política, Educação & Tecnologia. O que está acontecendo?!

Uma amiga postou em uma de suas redes sociais "Eu estou entre os 44% de brasileiros que não vota em Bolsonaro em hipótese alguma", outro postou " Essa campanha do PT tá meio estranha. Lula era candidato, mas só tinha postagens do Haddad. Agora que Haddad é o candidato oficial, só vejo postagens sobre Manuela" e outro postou "SENHORES CANDIDATOS, se gente feia gritando e balançando Bandeira me fizessem mudar de opinião eu já teria virado torcedor do Bahia!" (mexeu comigo! BBMP! rssss) e eu postei "Não sei em qual percentual (ou porcentagem, %) estou, mas nenhum candidato me representa!", as reações a cada post foram os mais adversos. INTERNET "terra sem dono"?! Não, um espaço democrático, só precisamos saber como utiliza-la, várias redes, aplicativos, "vários "tudos"". Em uma passagem do livro O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, a raposa diz a famosa frase  "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" e eu acredito e pratico isso. Transito pelo mundo da tecnologia, da educação e da política, simplesmente política, não política partidária, sem paixões! Tenho minhas convicções, ponto de vista, tenho o meu jeito, mas não vou impor-lhe isso, só espero que me respeite como te respeito ( isso é o mínimo de origem religiosa: " trate o outro como você gostaria de ser tratado". Não sei em quem vou votar, minha maior aliada, a tecnologia, me traz um mar de informações que só faz aumentar essa duvida: Recebo um vídeo de "especialista político" dizendo que PSDB & PT irão se unir caso Bolsonaro vá para o 2º Turno das eleições. PSDB & PT unidos?!, entrei numa sala de cinema com o filme já começado?! Vou para uma palestra sobre o uso de software livre, no meio da mesma o palestrante diz-se militante do PT, chama o "governo de golpista" e que o mesmo tirou toda a plataforma de software livre para implantar a plataforma proprietária, de uma gigante da tecnologia, mas o governo do estado da Bahia, "é do PT", e em propaganda eleitoral e gratuita na TV seu candidato a re-eleição utiliza como um dos argumentos para a melhora da educação em nosso estado o contratação do Google suite for education  (acho que alguns já ouviu falar o que é isso) que é uma plataforma proprietária. Então esse governo também é "golpista"?! O secretário de educação ainda é Walter Pinheiro, alguém que sempre apoiou o movimento software livre? Alguém pode me ajudar a entender esse contexto?!

Pois bem, a tecnologia, a Internet e "tudo" estão aí, não a sua porta, mas sim em suas casas. Eles não são as verdades absolutas, são retalhos que precisamos escolher e junta-los para fazermos a nossa enorme "colcha de retalhos" que é a nossa vida!

Vendo meu voto! Valor: Saúde, Educação e Segurança para TODOS!

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Fato ou Fake?!

Resultado de imagem para fake news



"NÃO SABE SE É VERDADE, MAS COMPARTILHA, PROPAGA" a informação, o fake já foi boato, fofoca, "disse-me-disse", ou seja, não é algo tão novo, porém com o alcance das mídias ganhou dimensões ... . A tecnologia chegou para todos, muitos foram "jogados" nesse "novo mundo", por necessidade de fazer parte nessa "inclusão digital", porém assim como vários acontecimentos em nossa história ( a exemplo da abolição da escravatura (?), em 13 de maio de 1888), o indivíduo é lançado sem nenhuma preparação e conhecimento de como é esse novo mundo, o que facilita esta propagação.

E em palestra no dia 05, ultimo, Caio Almeida, Mestre e Bacharel em Ciência da Computação pela UFBA, ministrou palestra no auditório do Instituto de Matemática e Estatística (IME-UFBA), com o tema: Check: Verificação de fatos colaborativa no combate às fake news . Onde ele comentou os tipos de fake e praticas de como reconhecer e combater.

Saiba mais, acesse:



Veja algumas dicas que pode ajudar para verificar a veracidade de uma notícia:

Resultado de imagem para fake news

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Gameficação na educação! O que é isso ?!


Gameficação (ou gamificação) na educação, o que é isso? Mais um modismo, um "invencionismo", uma tendencia ou mais uma forma de segregação na educação?

Imagem relacionada


https://simulare.com.br/blog/gamificacao-na-educacao/

https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/4554

Portal de Cursos Abertos – PoCA - UFSCar

Usar a estutura de  jogos como prática de ensino. Li alguns artigos, comerciais e educativos, e resolvi enveredar por esse assunto, me inscrevi  num curso online, com duração de 15h,  da Universidade Federal de São Carlos  (UFSCar), curso gratuito e aberto, e tirei minha conclusão: Insteressante, mas de difícil aplicação na rede pública, que seja por falta de estutura física, que seja por falta de incentivo a qualificação  dos profissionais envolvidos, ou seja, aplicavel na rede privada. Infelizmente, hoje, com a estrutura que temos, é mais uma forma  de segregação na educação.

segunda-feira, 3 de setembro de 2018