"Nenhuma emissora de TV brasileira é dona do canal em que sua programação é transmitida: todos os canais de sinal aberto pertencem ao Estado e são concedidos (daí a palavra “concessão”) temporariamente às emissoras, através de processos de licitação."1
Nos últimos dias, em entrevista ao JN (telejornal Jornal Nacional - Rede Globo), os candidatos a presidência da republica, Bolsonaro e Haddar, separadamente, responderam aos seus entrevistadores que a REDE GLOBO é uma "uma concessão"! Isso mesmo o serviço de radiodifusão é um serviço publico que o governo permite que particulares executem. E para minha surpresa, em discussão em sala de aula, muitos dos nossos colegas não tinham conhecimento desta informação, ou seja "uma desinformação coletiva", que pode ter sido gerado por falta de interesse pelo tema ou porque os mesmos estão nessa "bolha" criada pelos próprios meios de comunicação massiva, pelas redes sociais e essa facilidade gerada pelos algorítimos de pesquisa de perfil que com base em seus históricos de navegação na web lhes oferecem uma pacote restrito de informações baseado nos interesses dos que pagam pela propaganda ou impulsionamento de conteúdos (?).
Vamos despertar e estarmos atentos a tudo que acontece ao nosso redor. Não nos prendamos a uma unica fonte de informação, a uma única linha de raciocínio, vamos usar essa tecnologia e diversidade à nosso favor.
Fique por dentro:
_______________________________________________________________________________
1 Parte do texto Como se consegue a concessão para operar um canal de TV no Brasil? SUPER INTERESSANTE