quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Uma imagem fala mais que mil palavras - A Evolução da humanidade através da imagem!




Arte Rupestre, Renascentista, Impressionista, Fotografia  e  Imagem Digital!

Congresso UFBA uma experiencia a flor da pele

Congresso UFBA - palestras, rodas de capoeira, apresentação musical, contato com cobras, "explosões" por combinações químicas, minitrio circulando pelo campus, "caminhada de militancia política", stands de apresentação de cursos e muitas pessoas circulando - vários "universos" dentro da universidade.

Tive a oportunidade de poder participar do congresso com "monitor", no stand do curso de Licenciatura em Computação, curso que faço, apresentando para os visitantes o qué é e o que faz o Licenciando em Computação, expreciência boa  de voltar a ter contato com os estudantes de ensino médio, suas dúvidas, anceios e expectativas quanto que curso fazer na mais famosa instituição de ensino de nível superior do nosso estado.

Como diz a propaganda de um abandeira de cartão de credito: "Ver o brilho nos olhos do jovem, vislumbrando seu futuro, não tem preço".

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

"O seu olhar melhora o meu"

Hoje, 03/10/2018, assisti à defesa de dissertação: "O seu olhar melhora o meu: a percepção dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC)1 por seus estudantes", de autoria de Iuri Rubim, fora o ambiente de apresentação de uma defesa, bancada, familiares e convidados, o assunto abordado ,me chamou bastante atenção.  Os relatos, por parte de estudantes (aluno não, pois remete a ideia de "sem luz", sem conhecimento, vazio) de um outro universo dentro de um universo, que é a escola pública, jovens que se dizem, ouvidos, notados, confortados e respeitados, no turno oposto ao de aula, pois nesse neste ultimo sentem-se oprimidos e até diminuídos, pela forma que o sistema, e também alguns professores os avaliam. Como podemos mudar essa realidade de nossas crianças e adolescentes e do nosso sistema de ensino para trazermos de volta a beleza e o encanto de ensinar & aprender?



CJCC de Salvador (Colégio Central)
                                                                   Estudantes CJCC de Barreiras

Saiba mais sobre os CJCC´s


http://educacaointegral.org.br/experiencias/centro-juvenil-de-ciencia-cultura-promove-interdisciplinaridade-de-saberes/


http://www.jornalgrandebahia.com.br/2018/04/secretaria-da-educacao-da-bahia-cria-centros-juvenis-de-ciencia-e-cultura-em-feira-de-santana-jequie-e-irece/

_________________________________________________________________________
 1 CJCC - Centros Juvenis de Ciência e Cultura, projeto do Governo do Estado da Bahia - Secretaria de Educação Descritivo do projeto - CJCC


terça-feira, 2 de outubro de 2018

Ciberespaço é a nossa Internet hoje?

Nos idos ( gosto dessa colocação, será que alguém vai pesquisar seu significado?) de 90, o que é hoje nossa Internet era chamada de CIBERESPAÇO, para designar um ambiente virtual, onde um grupo seleto "se reunia" para discutir assuntos diversos, com um único foco, varias comunidades, cada uma som seus temas/interesses, regras e moderadores, tudo era "FÓRUM". Hoje, os fóruns ainda existem, mas esses sim continuam para um grupo seleto que se propõem a discutir certo tema, tudo virou uma "só coisa", ou duas: "a terra sem lei" - a Internet - e as redes sociais. Já comentei aqui, o individuo foi introduzido nesse "mundo" sem um conhecimento/preparação do novo ao qual ele estava sendo inserido, e então é um sequência de erros, ou desacertos. É convidado para participar de um grupo em um aplicativo de mensagens instantâneas, onde o tema é bem especifico, exemplo: exclusivo para tirar duvidas sobre uma determinada disciplina da faculdades, as regas postas (isso é, ou não é um FÓRUM) e então o cidadão começa a mandar mensagens de auto-ajuda, "correntes" dos mais variados tipos, campanha política, comércio informal, então outro alguém registra o seu descontentamento com o acontecido e este cidadão, com apoio de alguns, questiona sobre a democracia e até o direito de expressão! Isto é democracia? Isto é educação? Pois bem, estou aqui mais vez para dizer  que precisamos nos conscientizar e, também, conscientizar nosso próximo, de que não importa as "cercas que separam nossos quintais" que vivemos num mundo, real ou virtual, que existem regras de convício e comportamento.